Politica de Pagamentos
Esta política integra os Termos de Uso da 2Bless. Sua leitura é obrigatória e seu aceite ocorre no mesmo momento do aceite aos Termos de Uso.
Aqui vamos explicar sobre os meios de pagamentos da 2Bless e todos os detalhes que você precisa entender sobre pagamentos para vender ou comprar conosco.
Qualquer dúvida sobre esses conteúdos, basta entrar em contato com a nossa central de atendimento.
- PROCESSADOR DE PAGAMENTOS AUTORIZADO PELA 2BLESS
1.1. A 2BLESS não processa diretamente os pagamentos resultantes de negociações feitas por seus USUÁRIOS em sua plataforma. Para isso a 2Bless conta com a Pagarme Meios de Pagamentos.
1.2. Ao aceitar os Termos de Uso da 2Bless e esta Política de Pagamentos, o USUÁRIO também aceita expressamente os Termos de Uso da Pagarme e todos os anexos e documentos mencionados nos Termos de Uso.
1.3. A 2Bless se reserva ao direito de encerrar sua relação comercial com qualquer Processador de Pagamentos da 2Bless, independente da motivação.
- OBRIGATORIEDADE
2.1. Ao criar uma Loja na 2Bless, o USUÁRIO vendedor obrigatoriamente deve ter seu cadastro deferido junto a todos os Processadores de Pagamento autorizados pela 2Bless. Caso o cadastro seja indeferido pelo Processador de Pagamentos, o USUÁRIO não poderá vender produtos por meio da 2Bless.
2.1.2. É vedado o cadastro na 2Bless ou no Processador de Pagamentos da 2Bless, o USUÁRIO que:
(i) não possua CNPJ/ME ou CPF/ME ativos e válidos perante as autoridades competentes; ou
(ii) cadastrem produtos ilegais, contrários à legislação vigente ou às normas dos Reguladores.
2.1.3. O USUÁRIO é o único responsável pela certeza dos dados de registro e declara que o faz de forma exata, precisa e verdadeira, dentro dos princípios da boa-fé.
2.1.4. O USUÁRIO é também responsável por manter seus dados sempre atualizados nos cadastros da 2Bless e do Processador de Pagamentos da 2Bless.
2.1.5. A falha no cadastro ou em sua veracidade, e a falha na manutenção de dados atualizados podem ser consideradas violações aos Termos de Uso e a esta política e sujeitarão o USUÁRIO a sanções.
2.2. Para realizar saques dos valores transacionados pelo USUÁRIO vendedor, o USUÁRIO vendedor precisará ter o cadastro realizado e deferido pela Pagarme com a indicação de uma conta bancária válida e de mesma titularidade do USUÁRIO vendedor.
2.2.1. É obrigatório que as contas criadas na Pagarme como Pessoa Jurídica estejam diretamente associadas a uma conta bancária de titularidade desta Pessoa Jurídica.
2.3. Os limites mensais de valores de saques da conta do USUÁRIO vendedor estarão sujeitos à análise conjunta do Processador de Pagamentos da 2Bless e pelo própria 2Bless.
2.4. Todo e qualquer valor cobrado pelo Processador de Pagamentos da 2Bless referente a saques ou taxa de manutenção de contas são estipulados e cobrados diretamente por ele e em exclusivo benefício desta empresa. Portanto, qualquer questão relacionada a esses custos deve ser direcionada diretamente ao próprio Processador de Pagamentos da 2Bless.
- BENEFÍCIOS DO PROCESSAMENTO DE PAGAMENTO
3.1. Temos alguns benefícios para os nossos Vendedores, como por exemplo:
3.1.1. prazo rápido para liberação do valor da venda;
3.1.2. os Vendedores poderão oferecer aos Compradores a opção de parcelamento em até 12 (doze) vezes no cartão;
3.1.3. quando o pagamento efetuado pelo Comprador for confirmado o status do pedido na 2Bless é atualizado automaticamente para o Vendedor; e
3.1.4. a 2Bless retém as comissões sobre a venda automaticamente após a confirmação do pagamento, no momento que o Comprador pagar pelo pedido, então o Vendedor não precisa ativamente realizar qualquer pagamento aa 2Bless.
3.2. Temos também alguns benefícios para nossos Compradores, como por exemplo:
3.2.1. fluxo de pagamento integrado: o Comprador deverá fazer todo o processo de pagamento sem sair do site da 2Bless. Apesar de a Pagarme ser o processador de pagamentos, todos os dados serão inseridos na página da 2Bless, de modo que não é necessário criar nenhum cadastro além da sua conta na 2Bless. Isso proporciona agilidade e segurança nas transações; e
3.2.2. caso o Comprador se enquadre nas condições da nossa Política de Trocas e Devoluções ele terá o reembolso assegurado por até 80 (oitenta) dias após a confirmação do pagamento.
- RESTRIÇÕES DO PROCESSADOR À VENDEDORES
4.1 A 2Bless tem produtos que não podem ser anunciados conforme a Política de Produtos Proibidos. E o processador de pagamentos possui restrições específicas que devem ser respeitadas.
4.2. Além dos itens listados devem ser observadas as regulamentações do Banco Central do Brasil.
4.3. É essencial que o USUÁRIO leia, compreenda e cumpra as normas anticorrupção vigentes no Brasil, em especial as disposições apresentadas na Lei n. 9.613 de 3 de março de 1998 (“Lei de Lavagem de Dinheiro”) e na Lei n. 12.846 de 1º de agosto de 2013 (“Lei Anticorrupção”).
4.4 Prezamos pelo cumprimento de todas as legislações vigentes e por isso a 2Bless e o Processador de Pagamentos da 2Bless vedam completamente qualquer ato, cadastramento de Lojas e/ou venda de produtos que tenham ligação com corrupção, suborno ou lavagem de dinheiro.
- LIMITES DE MOVIMENTAÇÃO DA SUA CONTA
5.1. Existem análises que são feitas em conjunto pelas empresas 2Bless e pelo Processador de Pagamentos da 2Bless. É o caso da definição de limites de movimentação e bloqueio de saldo.
5.2. Caso seja necessária alteração de seu limite entre em contato com a 2Bless.
- COMPARTILHAMENTO DE DADOS E TROCA DE INFORMAÇÕES
6.1. Os dados pessoais de cadastro do USUÁRIO são compartilhados entre a 2Bless e o Processador de Pagamentos da 2Bless, para que seja viável o cadastro facilitado, bem como a prestação do serviço de pagamento e gerenciamento financeiro para os usuários da plataforma.
6.2. O cadastro do USUÁRIO estará permanentemente sujeito à análise de risco financeiro e de fraude, que será feita segundo os critérios e métodos estabelecidos pela 2Bless e com o apoio de fornecedores.
6.3. A 2BLESS e/ou o Processador de Pagamentos da 2Bless poderão confirmar os dados pessoais informados e consultar entidades públicas, companhias especializadas ou bancos de dados. O usuário desde já expressamente autorizado a 2Bless e o Processador de Pagamentos da 2Bless a fazê-lo. A informação que a 2Bless obtiver destas entidades será tratada de forma confidencial.
6.4. Análises de risco nas transações de compra e venda podem ser feitas tanto pela 2Bless quanto pela empresa que processa os pagamentos da 2Bless, essas análises são feitas de formas independente, sempre que solicitadas devem ser atendidas, ainda que solicitadas por mais de uma empresa de forma simultânea.
6.5. Caso queira detalhes sobre os dados compartilhados, você pode acessar: (i) Política de Privacidade 2Bless, (ii) Política de Privacidade Pagarme.
- FORMAS DE PAGAMENTO
7.1 As seguintes formas de pagamento estão disponíveis para as transações de compra:
7.1.1 pix;
7.1.2 boleto bancário; e
7.1.3 cartão de crédito à vista ou parcelado.
7.2 É proibido que o Comprador ou o Vendedor direcione a venda para outros canais de venda ou utilize outros meios de pagamento se não os mencionados acima. Caso essa regra seja desrespeitada, o usuário poderá ser bloqueado ou excluído da plataforma.
- PIX
8.1 Na modalidade de pagamento PIX o Vendedor reconhece e declara que está de acordo que para oferecer e utilizar esse meio de pagamento, a Pagarme figurará como destinatário final dos pagamentos efetuados pelos Compradores da 2Bless. Ou seja, os valores serão direcionados a Pagarme como recebedor dos valores transacionados, ficando a Pagarme obrigada a realizar o repasse aos Vendedores em até 2 (dois) dias úteis.
8.1.1 Apenas para que fique claro, quando o Comprador optar pela modalidade PIX ele receberá um QR code ou um "PIX Copia e Cola" para realizar o pagamento, no entanto, o Comprador verá que o destinatário do PIX será a Pagarme e não o PIX pessoal do Vendedor. A Pagarme então receberá os valores via PIX, reterá a comissão da 2Bless e a tarifa fixa e, após, depositará o dinheiro para o Vendedor.
8.2 É vedado o uso de PIX de qualquer outra forma na Plataforma 2Bless que não seja por meio da Pagarme. Pagamentos por PIX realizados diretamente para Vendedores serão considerados como evasão de comissão e tarifa fixa e serão sancionados pela 2Bless, que poderá bloquear temporária ou definitivamente o Vendedor, sem prejuízo da cobrança dos débitos.
8.3 Caso haja cancelamento do PIX em razão de eventuais fraudes ou não entrega do produto, o valor relativo à compra será debitado da conta do Vendedor.
- CARTÃO DE CRÉDITO
9.1. Na modalidade de cartão de crédito, os pagamentos podem ser parcelados em até 12 (doze) vezes na 2Bless, desde que seja respeitado o valor mínimo de cada parcela.
9.2. Toda venda parcelada possui um custo que pode ser pago pelo Comprador.
- BOLETO BANCÁRIO
10.1. Na modalidade de boleto bancário o Comprador poderá emitir o boleto bancário no site 2Bless e efetuar o pagamento direto de sua conta bancária.
10.1.1. Os pagamentos em boleto terão a confirmação em até 3 dias úteis.
- COMISSÕES DEVIDAS A 2BLESS
11.1. Todas as vendas realizadas no site ou aplicativos da 2Bless são comissionadas, os valores adquiridos servem para cobrir os custos da plataforma e ajudar a 2Bless a continuar evoluindo na prestação dos seus serviços.
11.2. A 2BLESS poderá cobrar, além da comissão variável, uma tarifa fixa para cada unidade de produto vendida na plataforma. Em caso de quantidade mínima do produto, a tarifa será cobrada a cada vez que a quantidade mínima for atingida, ou, se o pedido for superior à quantidade mínima, será cobrado um valor proporcional. Para mais detalhes sobre a tarifa fixa, clique aqui.
11.3. Caso seja identificado por nossa equipe a ocorrência de evasão de comissão e tarifa fixa em algum pedido pago, essa cobrança também será efetuada diretamente em sua fatura, e sanções aplicáveis serão realizadas de acordo com os nossos Termos de Uso.
11.4. Pedidos não pagos pelos Compradores não terão a comissão ou a tarifa fixa cobradas.
11.5. Quando é realizado o reembolso de um pedido, automaticamente o valor total do pagamento é devolvido ao Comprador. Isso inclui o valor do produto, o valor do frete, as comissões e taxas referentes ao pedido. Portanto, o Vendedor não receberá nenhuma devolução em razão do estorno do valor total para o Comprador.
- REGRAS
12.1. O reembolso de uma transação não acontece de forma automática pelo Comprador, mesmo que o Comprador e/ou Vendedor cancele o pedido. O procedimento de reembolso deverá ser feito pelo Vendedor diretamente.
12.1.1. Para receber o reembolso, o Comprador deve primeiro solicitar diretamente ao Vendedor por meio do campo de mensagens do pedido. Caso o Vendedor não atenda a solicitação em até 48 horas, é necessário que o Comprador entre em contato com a nossa Central de Atendimento para realização dos procedimentos pertinentes e avaliação do reembolso ou a mediação.
12.1.2. Durante a mediação a 2Bless poderá solicitar ao Comprador ou ao Vendedor documentação complementar sobre a produção, recebimento ou qualquer outra informação necessária ao esclarecimento dos fatos.
12.1.3. Caso a transação esteja dentro das hipóteses previstas na Política de Trocas, Devoluções e Reembolso, a 2Bless poderá reembolsá-lo.
12.1.4. Em casos excepcionais, nos quais haja violação à lei ou regulação, risco de fraude ou lesão aa 2Bless, ao Comprador ou a Terceiros, a equipe da 2Bless poderá dar início a um procedimento de reembolso sem que haja o requerimento expresso do Comprador ou do Vendedor.
12.2. Após a realização da mediação pela equipe da 2Bless, caso seja verificada a necessidade de realização de reembolso ao Comprador, a 2Bless poderá:
12.2.1. Solicitar o reembolso para o Comprador diretamente o Processador de Pagamentos da 2Bless, debitando o valor da transação diretamente da conta do Vendedor. Os meios de recebimento do reembolso serão os mesmos citados nos itens 8, 9 e 10.
12.2.2. Caso não haja saldo para reembolso disponível na conta do Vendedor, a 2Bless solicitará os dados bancários de recebimento ao Comprador, e, após o recebimento desses dados, efetuará o reembolso diretamente ao Comprador.
12.2.3. O reembolso será realizado exclusivamente em uma conta de titularidade da Pessoa física que realizou o pagamento na 2Bless.
12.2.4. Nesse caso, a 2Bless cobrará do Vendedor o valor integral reembolsado ao Comprador, por qualquer dos meios admitidos nos Termos de Uso ou Políticas da 2Bless.
- PRAZOS
13.1. Após o cancelamento do pedido, seja pelo Comprador ou pelo Vendedor, o Vendedor deverá entrar em sua conta, dentro do prazo máximo de 1 (um) dia útil e proceder ao reembolso da transação.
13.1.2. O comprovante de reembolso efetuado pelo Vendedor deverá ser enviado ao Comprador no campo de mensagens do pedido imediatamente após o reembolso.
13.2. Após a solicitação de reembolso pelo Vendedor, a conclusão do reembolso acontecerá nos seguintes prazos:
13.2.1. Pedidos pagos por cartão de crédito: o valor pago originalmente pelo Comprador será devolvido integralmente a ele no mesmo cartão utilizado para a compra. O valor pode demorar até 90 (noventa) dias para aparecer na fatura do cartão de crédito. Os prazos para estorno em fatura são de responsabilidade da administradora do cartão utilizado e dependem de uma combinação de datas como: o dia da compra, o dia do fechamento da fatura e o dia da autorização do estorno.
13.2.2. Pedidos pagos por pix reembolsado pelo Vendedor: O valor ficará disponível imediatamente na conta bancária do Comprador.
13.2.3. Pedidos pagos por boleto bancário reembolsado pelo Vendedor na conta bancária do Comprador: o valor ficará disponível em até 4 (quatro) dias úteis na conta indicada pelo Comprador.
13.3. Nos casos em que o reembolso for efetuado diretamente pela 2Bless ao Comprador, a 2Bless solicitará ao Comprador seus dados bancários, e após o seu recebimento terá 45 (quarenta e cinco) dias úteis para realizar o reembolso diretamente na conta bancária do Comprador. Neste caso, a 2Bless poderá cobrar do Vendedor o valor integralmente reembolsado ao Comprador, somado de eventuais custos administrativos e/ou taxas bancárias de transferência.
- REGRAS DA COBRANÇA AO VENDEDOR
O que a 2Bless pode cobrar:
14.1. Saldo negativo consolidado Saldo negativo ocorre toda vez que um VENDEDOR acumular débitos por mais de 30 (trinta) dias perante a 2Bless ou perante o processador de pagamentos que superem o valor do saldo positivo.
14.2.1 Os débitos do VENDEDOR perante a 2Bless ou perante o processador de pagamentos podem decorrer de: (i) reembolso de produtos pagos pelo COMPRADOR ao VENDEDOR, mas não recebidos pelo COMPRADOR; (ii) reembolso em caso de arrependimento do COMPRADOR dentro do prazo legal; (iii) reembolso de produto diferente, incompleto ou defeituoso, que esteja em desconformidade com o anúncio do VENDEDOR; e (iv) reembolso de chargeback ou reversão de pagamento de transações realizadas pelo processador de pagamentos da 2Bless via cartão de crédito.
14.2.2 Reembolso de débitos administrativos que tenham sido pagos pela 2Bless ou qualquer um de seus representantes legais, perante autoridades administrativas (PROCON, SENACON, ANVISA, INMETRO e outros), e que decorram de reclamações, inconformidades, ilegalidade ou atos ilícitos gerados, ao menos em parte, por produto e/ou loja do VENDEDOR. Nesse caso, a 2Bless, conforme determina os Termos de Uso, tem o direito de cobrar qualquer valor pago a título de condenação administrativa, multas ou acordos administrativos e encargos financeiros. Além disso, a 2Bless pode cobrar todo e qualquer valor gasto durante a defesa administrativa, incluindo custas iniciais e finais, custas recursais e honorários advocatícios.
14.2.3 Reembolsos de pagamentos de débitos, condenações ou acordos judiciais que tenham sido pagos pela 2Bless, ou que tenham sido objeto de penhora à bens da 2Bless ou qualquer um de seus representantes legais, ocasionados por ordens de autoridades judiciais, de conciliação ou arbitragem, e que decorram de reclamações, ações judiciais, ou qualquer outro meio litigioso ocasionados por inconformidades, ilegalidade ou atos ilícitos gerados, ao menos em parte, por produto e/ou loja do VENDEDOR. Nesse caso, a 2Bless, conforme determina os Termos de Uso, tem o direito de cobrar qualquer valor pago a título de condenação, multa, acordo e encargos financeiros. Além disso, a 2Bless pode cobrar todo e qualquer valor gasto durante a defesa judicial, arbitral ou conciliação, incluindo custas iniciais e finais, custas recursais e honorários advocatícios.
PARA COMPRADORES
- CARTÃO DE TERCEIROS
15.1. É vedada a utilização de cartão de terceiros sem o consentimento do titular. A qualquer momento seu cadastro poderá ser analisado pelas equipes de prevenção a fraudes da 2Bless e do processador de pagamentos, e caso esse comportamento seja identificado, seu pagamento será recusado e/ou seu cadastro será bloqueado e excluído da 2Bless.
- NÃO RECONHEÇO UMA COMPRA NO MEU CARTÃO
16.1. Caso você não reconheça uma compra realizada no seu cartão de crédito, basta entrar em contato com a nossa Central de Atendimento. Nossa equipe estará pronta para fornecer todas as orientações e assistência necessárias para solucionar o problema de forma eficiente e segura.
16.2. Caso você tenha qualquer problema na compra realizada, como por exemplo, não recebimento do produto, recebimento em desconformidade, pagamento realizado em duplicidade ou ainda pendência de reembolso em pedido cancelado basta seguir a nossa Política de Trocas, Devoluções e Reembolso.
PARA VENDEDORES
- SUSPEITA DE COMPRADOR
17.1. Caso seja identificado qualquer risco em um pagamento, será feito o possível para impedir que o pagamento seja aprovado.
17.1.1. Em casos excepcionais, um comportamento indesejado de um Comprador pode ser identificado como de risco apenas após a aprovação de um pagamento. Nesse caso a 2Bless em conjunto com o Processador de Pagamentos da 2Bless comunicaremos o Vendedor, para que não prossiga com o envio do pedido. A não observância dessas notificações pode levar ao bloqueio da Loja.